

Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
Devido a fatores como idade, peso e genética, o pescoço pode se tornar volumoso e começar a acumular gordura. Para resolver este problema, e evitar que prejudique a autoestima do paciente, existem vários procedimentos disponíveis hoje que ajudam a melhorar o quadro.
A lipoaspiração de papada (ou “cervicoplastia”) é um procedimento cirúrgico que remove a gordura de forma efetiva, rápida e segura.
Uma das grandes vantagens desta cirurgia é o fato de poder ser realizada em consultório, com anestesia local, sem necessidade de internação.
Outra vantagem se refere ao fato do pós-operatório ser extremamente tranquilo e confortável para o paciente: na grande maioria dos casos, não há dor nos dias seguintes da cirurgia, garantindo um conforto e alívio àqueles que se submeteram a ela.
Assim como os demais procedimentos estéticos, são necessários alguns cuidados e precauções antes e depois de realizar a lipoaspiração de papada. Veja abaixo.
Como toda cirurgia, há uma série de cuidados prévios que precisam ser informados ao paciente, para que o procedimento de lipoaspiração de papada seja bem sucedido e sem quaisquer complicações futuras.
O primeiro passo é avaliar o paciente, entender muito bem a sua queixa (o que, de fato, o incomoda). Feito isso, o segundo passo é avaliar se o paciente é indicado ou não para esta cirurgia: grávidas, lactantes, diabéticos descompensados, hipertensos e pacientes com infecções locais não podem fazer a cirurgia.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Tudo deve ser conversado com o paciente, para que ele entenda bem o seu quadro clínico, e para que também entenda quais resultados poderá esperar com a cirurgia.
Vale lembrar que, na consulta de avaliação, deve-se observar se há flacidez na região, se há apenas gordura ou se há associação de ambas. Tudo deve ser anotado e relatado ao paciente, para que ele esteja ciente tanto do seu quadro clínico, quanto do que esperar em relação aos resultados.
Após uma correta avaliação, o próximo passo será pedir os exames laboratoriais, para avaliar a saúde sistêmica do paciente. Mesmo quando o paciente diz que está com a saúde em dia, é importante que o cirurgião peça os exames, pois muitas vezes o próprio paciente não está ciente de possíveis alterações que possam estar ocorrendo em seu organismo.
Em geral, pede-se hemograma completo, coagulograma, glicemia em jejum e demais exames de acordo com o que o cirurgião julgar necessário para o paciente em questão.
O paciente deverá utilizar uma faixa compressiva facial, por 15 dias, e depois, apenas durante a noite por mais 15 dias.
Além disso, o paciente deverá realizar sessões de drenagem linfática no local da cirurgia. Recomenda-se, em média, duas sessões por semana durante um mês, totalizando oito sessões.
Também é importante que o paciente tome os fármacos prescritos pelo cirurgião-dentista, se mantenha afastado de atividades físicas por, pelo menos, 15 dias, evite exposição solar neste mesmo período, e que volte para a remoção dos pontos após sete dias, na consulta de reavaliação, como é chamada.
Com os resultados dos exames em mãos, a cirurgia poderá ser agendada.
É importante que o paciente traga a faixa compressiva facial no dia da sua cirurgia, pois seu uso começará logo após o término do procedimento.
Dependendo de cada caso, o procedimento dura, em média, 60 minutos. Com anestesia local e solução de Klein - solução anestésica que será injetada na região da papada - inicia-se a cirurgia, que contará com utilização de cânulas para sucção da gordura.
A pele da região submentoniana, ou seja, a região da "papada", responde muito bem à cirurgia de lipoaspiração, e em geral não apresenta flacidez após a cirurgia.
Uma observação importante a se fazer é que, em muitos casos, há flacidez pré-existente (associada à gordura) já antes da cirurgia, que deve ser diagnosticada e relatada ao paciente.
Em casos onde os pacientes desejam melhorar a firmeza da pele da região após a cirurgia, outros procedimentos poderão ser realizados, como os bioestimuladores de colágeno.
Os estudos mostram que os resultados aparecem, em média, após um período de três meses. Porém, na prática clínica, percebe-se que os resultados costumam aparecer logo no primeiro mês. Isso depende de cada organismo.
E então? Já conhecia o procedimento? Comente aqui embaixo!
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas